PF e MPF investigam suposto golpe de servidores fantasmas em Arapiraca

Por em 16 de Junho de 2018

A população de Arapiraca ficou mais uma vez estarrecida com a notícia da grave denúncia veiculada pelo semanário Extra da investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF-AL) da presença de servidores fantasmas na secretaria municipal de Saúde. Essa denúncia da maior gravidade envolvendo a gestão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB)foi protocolada no final do mês passado nos referidos órgãos.

Na denúncia, está incluída a informação de que a servidora Daniele Alves Damasceno teria passado praticamente um ano na folha de pagamento do município sem prestar um só dia de serviço. De acordo com a denúncia, Daniele teria sido colocada na folha fantasma da pasta da Saúde pela própria cunhada a superintendente de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Saúde Aruska Kelly Gondim Magalhães. A servidora é de extrema confiança da ex-secretária da pasta, Aurélia Fernandes (PSB) que recentemente deixou do cargo, para retornar à Câmara municipal de Arapiraca.

Ao assumir o cargo no legislativo, cumprindo ordens do gestor, Aurélia tirou do cargo a primeira suplente Sinielza Pessoa, irmã do deputado estadual Severino Pessoa (PRB) que rompeu com Teófilo. Nessa jogada, Teófilo impediu a formação de um grupo oposição composto por seis vereadores que tinham a pretensão de abrir uma Comissão Especial de Investigação (CEI).

Reincidente

Em Julho de 2017, durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco) do Ministério Público do Estado, Aruska Magalhães foi conduzida de forma coercitiva para Maceió. No depoimento, deu esclarecimento sobre um esquema criminoso envolvendo compra de medicamentos através de notas fiscais fraudulentas. A investigação foi realizada no período em que Aruska era secretária municipal de Saúde na gestão do ex-prefeito Fábio Aurélio.

Na última sessão da Câmara Municipal de Arapiraca, onde Teófilo conta com o apoio de 12 dos 17 vereadores, faltaram dois vereadores do seu grupo de apoio, Fabiano Leão e Pablo Fênix, nenhum dos defensores do gestor usou a palavra para defende-lo diante das graves denuncias divulgadas recentemente. O discurso de campanha de gestor honesto, transparente e que sempre trabalhou com a verdade a cada dia cai por terra.

Ricardo Barreto pode fazer aliança com o grupo de Severino Pessoa

O empresário Ricardo Barreto leia-se Ricardo da Coagro que já disputou a eleição de vice-prefeito de Rogério Teófilo em 2012 e recentemente ocupou a pasta de Desenvolvimento Econômico e recentemente pediu demissão do cargo esteve reunido com o empresário Celso Pessoa irmão do deputado estadual Severino Pessoa (PRB) pré-candidato a deputado federal.

Ricardo Barreto 02

Na pauta: uma possível parceria visando a eleição deste ano e também a de 2020. O encontro ocorreu em um café da manhã no Hotel Ibis pertencente a Barreto. O registro foi divulgado por Pessoa em sua página social. A ideia é que Severino e Ricardo se aproximem ainda mais no pleito de outubro, já que eles pertencem ao mesmo grupo – liderado em Alagoas pelo ex-ministro e deputado federal Marx Beltrão.

Alerta do presidente do PRTB

O presidente estadual do diretório  do PRTB advogado Adeilson Bezerra confirma que o prazo para desincompatibilização de cargos de confiança com vistas às eleições deste ano está chegando ao fim. “Alguns casos vão até quatro meses antes da eleição, outros casos até três meses, lembra.. No caso dos militares, por exemplo, a candidatura e a licença do serviço só se dá na época da convenção. Detalhes de nossa legislação, cheia de novos detalhes.

Novas obras para Alagoas

O deputado federal e ex-ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR) vai gravou vídeo  com o atual titular da Pasta, Valter Casimiro Silveira, sobre ações de infraestrutura que estão sendo realizadas em Alagoas. “Vamos juntos anunciar a conclusão da dragagem no Porto de Maceió, o que acontecerá na próxima semana, a liberação de mais um trecho de 10km da BR-101 entre Junqueiro e Teotônio Vilela, novas obras para Maceió e para Alagoas”, adianta.

Professores de Limoeiro conseguem enfim o reajuste

A luta foi intensa e persistente de três anos dos professores da rede municipal de ensino, em Limoeiro de Anadia, conseguiu finalmente sensibilizar a gestão em conceder reajuste salarial para a categoria. O prefeito Marcelo Rodrigues (PP) anunciou a reposição de 7% para os professores.
De acordo com o cronograma para o pagamento, 4% serão aplicados no salário de junho e retroativos ao mês de maio. Os outros 3% serão aplicados no mês de outubro.

Professores de Limoeiro 02

A categoria acumula perdas de 37% nos salários desde o ano de 2015, segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal). O reajuste minimiza um pouco o sofrimento dos educadores, que continuam em defesa da gestão democrática nas escolas e em defesa da Previdência Própria no município do Agreste alagoano.

TJ derruba censura a jornalistas

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas cassou a decisão de primeiro grau que proibia o jornal Extra e os jornalistas Odilon Rios e Fernando Araújo de publicar matérias relacionadas ao deputado estadual Antônio Albuquerque. O TJ julgou favoravelmente um mandado de segurança impetrado pelos jornalistas.

O desembargador João Luiz Azevedo Lessa, relator originário, já havia concedido liminar suspendendo a proibição, mas mantendo a restrição apenas quanto a divulgação dos fatos que são discutidos na ação penal na qual ocorreu a decisão, até o julgamento de mérito dela.

TJ 02

Por 5 a 4, no entanto, o Pleno decidiu que o jornal também é livre para abordar os fatos discutidos na ação penal, após o voto divergente do desembargador Fábio José Bittencourt Araújo. “Concordo com os fundamentos, mas eles deságuam na concessão total da segurança”. Fábio Bittencourt considerou que a restrição ainda se caracterizaria como uma forma de censura prévia aos jornalistas, acrescentando que a ação penal privada não tramita em segredo de Justiça.

Padre Eraldo agora está firma com Chico Tenório

Padre Eraldo Cordeiro prefeito de Delmiro Gouveia, e o deputado estadual Ronaldo Medeiros não são mais aliados políticos em 2016, os dois estavam juntos na eleição à Prefeitura da cidade. Era uma votação importante no Sertão: a vitória em cima do poder da oligarquia local que persistia há décadas Dois anos depois, a administração de padre Eraldo vira um barco à deriva. Ronaldo Medeiros disputa a reeleição na Assembleia. Ao mesmo tempo, o prefeito apoia Francisco Tenório. Chico Tenório já mandou o recado – “quem mexer com Padre Eraldo mexe comigo”.

Prefeito de Carneiros é denunciado pelo pleno do MPF

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o prefeito do município de Carneiros, Sertão do Estado, Geraldo Novais Agra Filho, conhecido como Neguinho, e o então secretário municipal de Educação, José Ronaldo Araújo de Siqueira, por crimes de responsabilidade. Eles são acusados de desviar recursos federais destinados a obras de acessibilidade em escolas da localidade. A sustentação oral no TRF5 foi feita pelo procurador regional da República Wellington Cabral Saraiva, do MPF da 5ª Região.

Dias contados para marcos Santos

O ex-prefeito de Traipu, Marcos Antônio dos Santos, está com os dias contados para cumprir sua sentença no Judiciário. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, por unanimidade, agravo regimental sobre recurso especial impetrado pela defesa do político já condenado por crimes de corrupção. Os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca e Joel Ilan Paciornik votaram seguindo o voto do relator, o ministro Félix Fischer.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *