Dia Internacional da Síndrome de Down é marcado por ações no Complexo Tarcizo Freire

Por em 21 de Março de 2018

 

 

 

 

 

 

Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire realizou nos dias 20 e 21 de março, diversas atividades sócias educativas voltadas para pais ou responsáveis de pacientes assistidos pela instituição.

Além de promover a discussão sobre a temática Síndrome de Dow, a iniciativa teve por objetivo tornar cada vez mais forte a voz das pessoas com a deficiência, bem como daqueles que vivem e trabalham com elas, promovendo a conscientização e o incentivo à diminuição do preconceito.

A instituição atende cerca de 50 pacientes com Síndrome de Down, entre crianças, jovens e adultos. Durante os dias de ações, houve distribuição panfletos educativos com informações relacionadas ao tema, atividades em sala de espera, apresentação de dança, depoimentos de pais de pessoas com a

Síndrome, e ao final, lembrancinhas foram entregues aos participantes.

Para a assistente social Quitéria Almeida, a família tem papel fundamental no desenvolvimento do filho portador da Síndrome de Down e a sua inserção na sociedade, pois tem o poder de proporcionar a essa criança atividades estimuladoras juntamente com a afetividade que resultará em resultados significativos. Segundo ela, nada melhor que ações como essa para informar e esclarecer diversos assuntos relacionados ao tema.

No Anexo l, localizado no bairro Brasília, em Arapiraca, palestras foram realizadas com a psicóloga Thayane Rodrigues, que ressaltou a importância do Dia internacional da Síndrome de Dow. Vídeos educativos com informações e orientações também foram exibidos para o público presente.

Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente. Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que a descreveu em 1862. É caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Costuma ser identificada no nascimento.

O Dia Internacional da Síndrome de Dow foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) e tem como objetivo conscientizar a sociedade em geral sobre a importância da luta pela igualdade de direitos e inclusão das pessoas com Síndrome de Dow.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *