Sarau em defesa do “Velho Chico” acontecerá no próximo sábado, 07, em Piaçabuçu

Por em 5 de Outubro de 2017

O rio São Francisco comemora nesta quarta-feira, 04 de outubro, seu aniversário de 516 anos. Para celebrar a passagem da data do descobrimento daquele que é considerado como o “Rio da Integração Nacional”, uma vasta programação será realizada no próximo sábado, 07, em Piaçabuçu.

Sob o comando da associação “Olha o Chico” em parceria com artistas locais, o evento denominado “Sarau” acontecerá no Restaurante Santiago, a partir das 16h30min.

Durante o evento será gravado um documentário em defesa rio São Francisco por um casal de músicos da Catalunha, Marcel Lazara e Julia Arrey, que estão finalizando o seu disco de estreia. Segundo os organizadores do ato, o “Sarau” não tem fins lucrativos, pois é apenas mais uma manifestação em defesa do “Velho Chico”.

Vale ressaltar que o “Sarau da Olha o Chico” é uma ação continua que acontece mensalmente há quase 20 anos.

O Rio

“Descoberto” em 1501, na expedição do navegador Américo Vespúcio, no dia em que se comemora o dia do santo, o rio recebeu o nome de São Francisco. Carinhosamente apelidado de Velho Chico, o rio São Francisco, protagonista na vida de muitos brasileiros, resiste, imenso, generoso e potente, a toda destruição a que está exposto.

Enfrentando a maior crise hídrica de sua história, a situação do rio clama por uma reflexão. O que estamos fazendo com o Velho Chico? E o que podemos fazer por ele? Diante de uma escassez hídrica sem precedentes, é cada vez mais urgente pensar soluções para a sobrevivência do São Francisco.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em seus 16 anos de existência realiza inúmeras ações visando a revitalização e preservação do Velho Chico. Para isso, executa projetos de recuperação hidroambiental através da proteção de nascentes, recarga de aquíferos, recomposição de vegetação, sobretudo ciliar, combate a processos de erosão e uma série de outras intervenções que fazem parte dos esforços para a revitalização do São Francisco e de seus afluentes.

Um dos mais importantes cursos d’água da América do Sul e do Brasil, o Velho Chico banha seis estados e 505 municípios. A população na região da bacia hidrográfica representa cerca de 10% do quantitativo nacional.

*Informações do CBHSF

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *