Totalmente reformadas, três unidades da rede estadual de ensino foram entregues, nesta sexta-feira (6), em Arapiraca. O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inauguraram as obras executadas nas escolas Lions Club, Adriano Jorge e Aurino Maciel. O investimento beneficia 2.285 estudantes.

 

“Nós já recuperamos 157 escolas em todo o Estado em dois anos e nove meses de gestão. Nunca foi feito tanto pela Educação de Alagoas. Ontem (5), anunciei a construção de novas escolas em Poço das Trincheiras e em Senador Rui Palmeira, que não têm ensino médio; uma nova escola em Campo Alegre, uma outra em Barragem Leste, Delmiro Gouveia; e mais uma em Maragogi. Em breve, vamos anunciar novas escolas em São Sebastião, em Pariconha, Rio Largo, Coité do Nóia e Canapi. Essas são as novas, mas já construímos dez”, informou o governador.

Ele acrescenta que em 2018, o ano letivo já terá início com 50 escolas em tempo integral. Na atualidade, são 35 em funcionamento. “Vamos caminhar para 10 mil alunos matriculados e estudando em tempo integral em todo o Estado”, citou Renan Filho.

Reformas

A primeira obra de reforma entregue em Arapiraca nesta sexta-feira foi na Lions Club, localizada na Rua José Terto, Jardim Tropical. Com 617 alunos, a unidade já conta com ensino em tempo integral desde o início do ano. “Mudou tudo aqui, porque essa escola estava acabada”, afirmou a estudante Joyce Kemelly, 16 anos, aluna do 1° Ano do Ensino Médio. A escola receberá, em breve, um ginásio de esportes, cujas obras já começaram. Ao todo, Arapiraca já conta com nove ginásios construídos e um reconstruído.

“A reforma na Escola Lions Club melhorou, inclusive, a forma de trabalharmos a parte pedagógica. A satisfação é percebida claramente na face dos alunos e dos professores”, revelou a articuladora pedagógica, Fátima Araújo. Com 10 salas de aulas, a Lions Club teve toda a sua estrutura física recuperada: a cozinha foi ampliada, novo refeitório e as salas ganharam aparelhos de ar condicionado.

 

No que diz respeito à Educação, o vice-governador afirma que o Governo do Estado adotou, desde o início desta gestão, uma conduta posta em prática diariamente. E citou: “Nós só podemos transformar a educação na sala de aula. Não se transforma a educação no Gabinete do secretário. Transforma-se a educação valorizando o profissional, ofertando infraestrutura às escolas, fazendo com que os servidores possam desenvolver o seu trabalho para que tenham como foco o aluno e, consequentemente, uma educação de qualidade”, citou o secretário de Estado da Educação. Ele lembrou, ainda, que até o fim de novembro será lançado o edital destinado ao concurso público da Educação. Serão ofertadas 800 vagas.

A próxima escola entregue totalmente reformada em Arapiraca nesta sexta-feira foi a Adriano Jorge. Primeira unidade da rede estadual de ensino de Arapiraca, o prédio histórico, tombado pelo município, não passava por uma reforma há 20 anos. “Nossa escola é linda, mas faltava a comunidade descobrir. E foi isso o que a reforma fez, valorizou”, confessou a diretora Valéria Santos.

 

Com sete salas de aula e 808 alunos matriculados do 6º ao 9º ano e no ensino médio regular noturno, a Adriano Jorge possui um dos melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as unidades da rede estadual. Com a reforma, foi feita a substituição do revestimento, a recuperação da rede elétrica, a modernização dos laboratórios de matemática e ciências e a instalação de espaços para acessibilidade aos idosos e cadeirantes.

 

Por fim, governador e o secretário Luciano Barbosa entregaram a reforma da Escola Estadual de Educação Básica Aurino Maciel. Localizada no bairro Capiatã, a unidade de ensino conta com 860 alunos. O prédio ganhou nova coberta, estacionamento, rampas de acessibilidade, pintura e uma revitalização de seus jardins, que foram acrescidos de espaços de convivência. A escola também será contemplada com um ginásio. As obras estão em estágio avançado.

 

“Construídos e em construção, já temos 70 ginásios de esporte levantados em todo o Estado. Por isso, facilmente, vamos chegar a cem ginásios até o final do próximo ano”, projeta Luciano Barbosa.

 

A diretora da Escola Estadual Aurino Maciel, Josefa Selma, conclamou a comunidade escolar a manter a estrutura física preservada, após a reforma. “Hoje é um dia muito importante para todos nós. Espero contar com a colaboração de todos para manter esse ambiente conservado”, afirmou a diretora.

 

Prestigiaram as solenidades o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Régis Cavalcante; o secretário executivo de Comunicação, Eduardo Brasil; os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Severino Pessoa e Tarcísio Freire, vereadores, dentre outras autoridades.

Agencia Alagoas.