Prefeitos aliados estão insatisfeitos com o governador Renan Filho

Por em 26 de Agosto de 2017

A atenção do governador  Renan Filho com prefeitos  que não faziam parte da sua base de apoio vem sendo observada  com preocupação e cautela por um grupo dos mais intímos.. Antigos aliados dos Renans reclamam que o governador tem tratado com mais benesses os “contra” e deixado os amigos a pão e água. O prefeito de um município do sertão confidenciou que já cansou de ouvir promessas: “Não adianta prometer se não vai cumprir. Quem já é aliado antigo não tem recebido nada, enquanto o governador tem ajudado mais os prefeitos que eram da oposição. Se continuar assim, em 2018, não vou fazer nenhum esforço”, desabafou.

Prefeitos aliados 02

Segundo o prefeito da cidade sertaneja, a “atenção” do governo para cidades como Pilar, Palmeira dos Índios, Junqueiro e Campo alegre, que são governadas por prefeitos que eram da oposição, são bem maiores do que as ações para aliados de primeira hora: “É só você comparar e ver que nos últimos meses o governador tem atendido mais esses novos prefeitos que estão entrando agora para a base de apoio”. Em uma semana o governador esteve em duas oportunidades em Palmeira dos Índios, onde o prefeito Júlio Cezar tem compromisso politico com o senador Benedito de Lira e foi candidato a governador apoiado por Téo Vilela.

Os tropeços de padre Eraldo em Delmiro Gouveia

Os tropeços do prefeito padre Eraldo Cordeiro em Delmiro Gouveia começam a serem denunciados na imprensa em nível de Estado. De acordo com informações breve o Ministério Público estará colhendo as informações. Se procederem, sem dúvida que em tempo hábil a sede da Prefeitura da cidade mais importante do Sertão de Alagoas receberá a visita da Policia Federal  e do Gecoc. De acordo com um ex-aliado, qu os pecados na gestão são muitos e em várias pastas. A Secretaria de Finanças é um dos alvos das críticas mais contundentes.

Os tropeços de Padre Eraldo 02

Na pasta muniicpal da saúde, três secretários em um período de sete meses de administração assumiram e deixaram a pasta. Por aí é possível perceber que a gestão do Padre, que tanto lutou para chegar ao Poder, segue o mesmo caminho do radialista Marcelo Lima, que surgiu como um raio e desbancou o candidato apoiado pelo então prefeito Lula Cabeleira. Marcelo, consegui popularidade com o programa A Vez do Povo no Rádio, foi uma decepção e renunciou ao cargo em setembro de 2007. Em seu lugar assumiu o vice-prefeito Cazuza Ferreira – ex-líder do MST no Sertão, que também não realizou uma gestão a contento da população.

A força do Senador Biu de Lira

O senador Benedito de Lira (PP) vem conseguindo em Brasília com o peso do seu partido e do Centrão, arrancar recursos para ajudar os prefeitos de várias cidades do interior do Estado, principalmente na área da saúde. O senador Renan Calheiros (PMDB) embora na oposição a Michel Temer, tem muita influência em Brasília e tem ajudado na apresentação de demandas ao governo do Estado.

Talvez por isso os dois “dividam” hoje, sem maiores problemas, o apoio de mais da metade dos prefeitos de Alagoas. Tem prefeito da base de Biu apoiando Renan e vice versa. E nenhum dos dois senadores tem reclamado disso. Ao menos por enquanto. Se continuar assim, os dois estarão separados pelos palanques em 2018, mas unidos pelos votos boa parte das cidades do interior de Alagoas.

Pré-candiato a deputdo estadual

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) professor Jairo Campos, que gsnhou grande destaque na imprensa ao conceder o título de Doutor Honoris Causa, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem prentensões de disputar uma das 27 vagas para a Asssembleia Legislativa Estadual em 2018. A pretrensão do reitor que está filiado ao PcdoB, conta com um apoio parcial dos alunos e professores da Instituição estadual de ensino superior.Em Arapiraca, até o momento, é alto o número de pré-candiatos a deputado estadual e não será tarefa fácil, principalmente para os “marinheiros de primeira viagem”.

A verdade do audio

A Audiência Pública realizada  na Câmara Municipal de Arapiraca acabou se transformando em um espetáculo muito polêmico protagonizado pela secretária municipal de saúde e vereadora licenciada Aurélia Fernandes. O tema do da audiência pública foi a Saúde Pública Municipal de Arapiraca Após falar por mais de quatro horas para os vereadores e um público na maioria formado por assessores e servidores contratados da pasta que lotaram as galerias sem a participação da sociedade civil organizada, Defensoria Pública e Conselheiros da Saúde ela falou (sim!!!) da Makri Construções, que teria recebido  80% e executado, apenas, 50% das obras, fato que estranhamente negou, através de postagens em grupos de wathSapp de seus assessores.

Debandada do PSB

O PSB após a discordia entre a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born e o deputado federal JHC sofrerá grandes perdas com a debandada de filiados importantes e detentores de mandato.Nas eleições de 2016, o partido ganhou as eleições em seis municípios de Alagoas: São José da Tapera (Zé Antônio), Palmeira dos Índios (Júlio Cezar), Joaquim Gomes (Adriano Barros), Pindoba (Maxwell Tenório), Jacaré dos Homens (Floriano) e Jaramataia (Jefferson Barreto). Os três primeiros podem deixar a agremiação política.  Os prefeitos, assim como o deputado estadual Inácio Loiola, vice-prefeitos e vereadores, deixam o PSB acompanhando Kátia Born, após a queda de braço travada com o deputado federal JHC pelo comando da legenda em Alagoas. Todos devem se filiar em bloco ao PDT.

Pronatec

No Estado de Alagoas, Arapiraca foi o município que mais realizou pré-matrículas do segundo lote dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Voluntário do Governo Federal. Contabilizando o primeiro e segundo lotes, foram mais de 1.400 alunos inscritos nas dezenas de cursos de qualificação profissional disponibilizados pelo sistema do Ministério da Educação (MEC). A cidade de Arapiraca superou as expectativas no número de candiatos inscritos na busca de espaços no mercado de trabalho.

MORADIA

Os municípios de Pilar, Campo Alegre, Teotônio Vilela e Junqueiro assinaram convênio, para aderir ao Moradia Legal III, programa de regularização fundiária do Tribunal de Justiça de Alagoas, executado por meio de sua Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com a Anoreg-AL e as prefeituras de cada cidade.Pela importância social outros municipios do Estado devem aderir ao convênio. Vários municipios do interior do Estado já foram beneficiados com o convênio.

Ameaça de morte

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Ricardo Moraes, denunciou, que foi vítima de uma ameaça de morte. Ele registrou boletim de ocorrência na Delegacia Geral de Polícia Civil, em Jacarecica. Segundo Ricardo Moraes, a ameaça aconteceu via telefone momentos depois dele ter recebido na sede da OAB, que fica no Centro de Maceió, a mãe de um adolescente que denunciou que o filho sofreu agressões feitas por militares na madrugada do dia 22 de agosto; e de ter dado entrevista para uma emissora de TV sobre os constantes casos de violência promovidos no estado por agentes de segurança.

 

Eleição na Uveal

Prevaleceu a sensatex e o bom senso  na União dos Vereadores de Alagoas (Uveal). Os grupos políticos deram um tempo nos seus interesses e conveniencias e a eleição está confirmada para o dia 23 de setembro, com chapa única, encabeçada pelo vereador Fabiano Leão (PMDB de Arapiraca). Diomedes (PSDB de Pão de Açúcar), que seria candidato do grupo oposicionista, será o segundo vice-presidente.

Em palanques opostos

O ex-prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro (PRTB) e o deputado estadual Edval Gaia Filho (PSDB) estarão em caminhos opostos na eleição 2018. James vai disputar um mandato de deputado estadual e Edval Gaia vai para a disputa da reeleição. Aliados políticos ha mais de 20 anos e cunhado de James Ribeiro, Edval Gaia terá que suar mais a camisa e buscar apoios em outros municipios para conseguir seu objetivo de reeleição. James Ribeiro tem a seu favor sua gestão voltada para o social em dois mandatos como prefeito que construiu maior número de moradias populares.

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *