Vereador denuncia falta de medicamentos em UBS de Arapiraca

Por em 8 de Julho de 2017

As denúncias do vereador por Arapiraca, Léo Saturnino (PMDB), envolvendo a falta de medicamentos em várias unidades de saúde ganharam novos contornos, após o político visitar diversas delas ao longo desta semana.

Por meio de nota, o vereador afirmou que está inventando “historinhas ganhar ‘Ibope’. Eu falei e falo porque a verdade tem que ser dita e mostrada. A população clama e pede por mais assistência na área da saúde do município de Arapiraca”, destacou.

Segundo ele, foi a quarta vez que realizou visitas a unidades básicas de saúde Arapiraca desde que iniciou seu mandato em janeiro passado.

As afirmativas e imagens divulgadas pelo vereador vão de encontro às declarações da Secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, que é vereadora licenciada. Segundo a gestora, o vereador não deveria estar, de fato, indo às Unidades de Saúde de Arapiraca e, por isso, estaria cometendo equívoco quando cobra aquilo que não teria conhecimento.

Ela afirma que o problema vivenciado no início do mandato do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) já foi sanado e que, hoje, não há mais falhas no sistema de abastecimento de remédios e de marcação de consultas.

Em resposta ao vereador Léo, Aurélia esclareceu que as marcações de consultas estão à disposição da população de Arapiraca e região e não mais com os vereadores, como seria a prática adotada pela gestão anterior.

“Os usuários do SUS precisam fazer a marcação nas Unidades e Postos de Saúde e não ficar pedindo a vereador A ou B para marcar. Essa prática antiga não existe mais e o colega vereador precisa tomar conhecimento do nosso novo modelo de gestão, incorporado desde o início do mandato do prefeito Rogério Teófilo”, declarou.

Já o vereador, ainda na nota, revelou outros pontos, além da falta de medicamentos e envolvem até a manutenção e a limpeza dos prédios. “E em algumas UBS estão faltando até médicos para o atendimento dos habitantes e faltam também vigias noturnos para a maior segurança do local”, disse Léo Saturnino.

Confira na íntegra a denúncia do vereador

“Eu, Léo Saturnino, como vereador não estou aqui para inventar historinhas para ganhar Ibope. Eu falei e falo porque a verdade tem que ser dita e mostrada. A população clama e pede por mais assistência na área da saúde do município de Arapiraca, pois há bastante carência da parte da Secretaria de Saúde.  

Quando é possível, eu sempre visito as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de várias comunidades, aliás, pra ser exato, ontem foi a 4ª vez que fui visitar as UBS desde que me tornei vereador e desta vez fui às UBSs das comunidades de Batingas, Boa Vista e Pau d’Arco para mostrar a verdadeira situação e provar que não estou mal informado – como disseram – em relação ao que eu falei anteriormente. 

As UBS precisam de melhoria urgente! Como mostram nas fotos veem-se as prateleiras das farmácias praticamente vazias, com materiais essenciais em falta (algodão, esparadrapo, gases, papel higiênico, etc.), material de limpeza insuficiente, medicamentos e remédios para distribuir para a população também insuficiente e foi constatado e comprovado a falta de vacinas em todas as Unidades. Com o ambiente repleto de matos, falta de limpeza, correndo riscos de aparecer cobras, escorpiões e aranhas-caranguejeiras. Apenas a UBS de Batingas mantém o espaço limpo, porque um morador de lá presta serviço voluntário e sempre limpa o local. 

Como vemos nas imagens tive acesso a todas as 3 (três) UBS, mas a Unidade de Pau d’Arco não me deram permissão para ter acesso à sala de medicamentos, pois os funcionários foram orientados pela secretaria ou por ordem da equipe da secretaria para não autorizar ninguém ter acesso à farmácia, para não mostrar o que realmente acontece no ambiente de Saúde. E em algumas UBS estão faltando até médicos para o atendimento dos habitantes e faltam também vigias noturnos para a maior segurança do local.  

Então, eu não retiro palavra alguma do que falei anteriormente, os vereadores que estão abraçando a causa e eu, todos nós iremos com tudo, reivindicaremos o máximo possível para que a melhoria e correto para a população seja feita urgentemente.

Não podemos, nem devemos esconder essa situação de calamidade. O povo clama, pede socorro!”

Redação com Arapiraca News.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *