Luciano Barbosa anuncia início das obras de centro educacional em Arapiraca

Por em 13 de Maio de 2017

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, anunciou, nesta sexta-feira (12), que as obras para o Centro Educacional de Arapiraca devem iniciar até o dia 20 de maio. O anúncio foi dado durante o Sarau Encantos da Palavra Alagoana, na Escola de Ensino Integral Professora Izaura Antônia de Lisboa (Epial), em Arapiraca.

O espaço terá uma proposta similar ao Centro Educacional de Pesquisa Educacional Aplicada (Cepa) de Maceió, integrando três escolas estaduais da segunda maior cidade de Alagoas – Epial, Pedro Reys e Quintella Cavalcante – e a sede da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere). A ideia é ocupar áreas no entorno destas três unidades de ensino e transformá-las em espaços de convivência e prática esportiva, integrando escola e comunidade e beneficiando quatro mil estudantes.

De acordo com o secretário, a Ordem de Serviço (O.S.) foi assinada na quinta-feira (12). “A obra era muito esperada. Nós fizemos todo um trabalho arquitetônico para que pudéssemos ter um ambiente de educação completo, para os alunos pesquisarem e estudarem. Implantaremos o canteiro de obras de um lugar que vai melhorar o equipamento à disposição dos nossos jovens. Este é um presente para os nossos professores e estudantes da rede pública estadual”, afirma Luciano Barbosa.

Sarau – Na ocasião, Barbosa também participou da realização do Sarau Encantos da Palavra Alagoana, ação da 5ª Gere que visa incentivar o interesse pela leitura entre os alunos da rede estadual no Agreste. O evento integra a programação do “Dia D da Leitura”, projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que acontece no dia 18 de julho em toda a rede estadual com o intuito de estimular o hábito da leitura e divulgar autores alagoanos no ano em que o estado completa 200 anos de Emancipação Política.

Titular da 5ª Gere, Eliete da Rocha disse que o objetivo do sarau é reconhecer os artistas alagoanos “É uma satisfação enorme tratar sobre a leitura, principalmente quando os homenageados são os artistas alagoanos, pois o evento fica ainda mais grandioso. Temos no nosso estado tantos poetas, músicos e escritores que só engradecem ainda mais a nossa cultura”, diz a gerente regional.

O “Encanto da Palavra Alagoana” teve como público alvo os educadores, articuladores de ensino e diretores das escolas da 5ª regional. Além de palestras, nove artistas locais foram homenageados. Dentre eles, estavam o escritor Genildo Alves de Lima, Wellington Basílio, a professora Cledja, professora Marta Eugênia, Manoel Tenório Sobrinho, o escritor Breno Airân, o sanfoneiro Afrísio Acácio ‘O Poeta Vaqueiro’, Priscilla Prill e o professor Maurício Fernandes.

Para o Poeta Vaqueiro, que, na ocasião, homenageou a cidade Agrestina, o governador Renan Filho e o secretário Luciano Barbosa, a sensação de felicidade define o reconhecimento prestado pelos educadores e gestores da rede estadual de educação.

“Este é um momento muito feliz da minha vida. Ser reconhecido é muito melhor do que ganhar qualquer dinheiro. Quando nos apresentamos em um evento como este, tocamos por amor, pensando na felicidade de quem está nos ouvindo”, declara o músico.

Integração – Apesar de ter como público alvo os educadores, os estudantes do curso profissionalizante de Eventos da Epial também participaram da cerimônia, ajudando a recepcionar os convidados. A diretora da unidade escolar, Ana Valéria Peixoto de Oliveira, informou que a ocasião foi propícia para os estudantes conhecerem melhor a realidade da profissão.

“Temos 40 alunos que participam do curso profissionalizante de Eventos. Durante o sarau, eles tiveram a oportunidade de conhecerem melhor a organização de um evento, juntando as partes prática e teórica”, explica a diretora.

Redação com assessoria.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *