Legislativo de Arapiraca elegeu 17 vereadores mas estaria pagando 18

Por em 12 de Fevereiro de 2017

Órgãos públicos devem mostrar transparência em suas ações
A Câmara Municipal de Arapiraca conta na atual legislatura com 17 vereadores, no entanto, estaria pagando a 18, em razão da convocação da primeira suplente Sinielza Pessoa, irmã do deputado estyadual Severino Pessoa, que assumiu a vaga da titular Aurélia Fernandes (PSB) que após tomar posse no Legislativo assumiu a secretaria municipal de Saúde. Aurélia Fernandes teria optado pelo salário de vereadora que é bem “generoso” estaria acumulando ou fez opção por um dos dois salários ?. A população precisa e deve saber, afinal de contas cargos públicos devem ser transparentes.
Ações sociais planejadas
A Superintendente de Assistência Social, Fabrísia Amaral, participou  de entrevista na Rádio Pajuçara FM do programa jornalístico Pajuçara na hora, comandado pelo âncora Ailton Avlis. Durante a sua participação, ela  explicou sobre ações que estão sendo planejadas e outros já executadas  pela Secretaria de Assistência Social  e Políticas Públicas para a Mulher. Questionada sobre  a situação dos catadores de material reciclável do bairro Mangabeiras no antigo Lixão, Fabrísia Amaral  explicou que está  realizando um levantamento para melhor direcionar as ações de assistência para essa população. A intenção é fazer o reconhecimento de quem são esses catadores.
Ações sociais planejadas 02
“Estamos em fase de conclusão do período de cadastro dos catadores de material reciclável da Mangabeiras, que vem sendo realizado desde o início da semana. Esta é a primeira etapa do plano de ação que estamos organizando para melhor atender as demandas dessa população. Precisamos garantir os seus direitos”, afirmou a superintendente. Desde que o antigo Lixão foi desativado no final da gestão anterior os catadores foram relegados ao mais completo abandono e carecem das ações de políticas públicas da atual gestão que tem a frente o prefeito Rogério Teófilo (PSDB).
Desorganização na feira da Fumageira
A desorganização tomou conta da tradicional feira da Fumageira que acontece todos os domingos no bairro Primavera. Na gestão anterior eram colocadas correntes nos dois acessos a feira para impedir o transito de motocicletas. Atualmente, o acesso está livre, e motocicletas estão transitando livremente entre o público consumidos da feira provocando insegurança e transtornos para as pessoas. Outro problema está relacionado a falta de higiene e ações mais eficientes do setor de Vigilância Sanitária do Município.
Secretários arapiraquenses negam candidatura a ALE em 2018
Os secretários municipais de Arapiraca na gestão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) Aurélia Fernandes e Júlio Houly, Saúde e Agricultura e Meio Ambiente, respectivamente negaram a possibilidade de candidaturas a Assembleia Legislativa Estadual em 2018. Ambos asseguraram ao gestor que não há qualquer pretensão de disputar uma vaga na Casa de Tavares Bastos. Têm dito a quem quiser ouvir que pretendem tocar o trabalho em suas secretarias, conforme o combinado com Teófilo, quando foram convidados para compor o secretariado.
Multa pesada
A Câmara Municipal de Arapiraca vem sendo penalizada com pesadas multas impostas pelo Ministério Público do Trabalho em razão de um débito de quase R$ hum milhão de FGTS atrasado dos servidores que não foram repassados. As consequências desse “prego” fruto da incompetência e irresponsabilidade de várias gestões de mesas diretoras nas últimas décadas vem penalizando o município que se encontra no CAUC com bloqueio de recursos federais. A última multa paga em janeiro foi de R$ 23 mil, o débito foi pago pela Prefeitura de Arapiraca que já passou o duodécimo de janeiro descontando a pesada multa.
Praga de cupins
E por falar em Câmara Municipal de Arapiraca uma praga de cupins está devorando vários setores da sede do Poder Legislativo na Avenida Rio Branco no centro da cidade. Sem reformas físicas em sua estrutura  nas últimas duas décadas, o prédio do Legislativo da cidade mais importante do interior do Estado está totalmente obsoleto e com poucos espaços para um funcionamento a contento de vários departamentos. Os cupins estão devorando com muita disposição e sem controle o setor de arquivos, almoxarifado e demais setores da Casa Herbene Melo. Os cupins da Câmara estão comendo mais que esmeril da França.
Presidente da Câmara  anuncia reforma
Na gestão anterior tanto da Mesa Diretora quanto do Executivo anunciaram a construção de uma nova e moderna sede do Poder Legislativo no bairro Santa Edwvirgem próximo ao Centro Administrativo Municipal. Final do governo de Célia Rocha o projeto nunca saiu do papel, Atualmente, a vereadora Graça Lisboa (PDT) presidente da Mesa Diretora, em entrevista a imprensa local,anunciou uma reforma no velho e obsoleto prédio da Avenida Rio Branco e que já havia entrado em contato com os arquitetos. Vamos agurdar os lances dos novos capítulos.
Vidéos nas redes sociais e sites
Estão surgindo nas redes sociais e sites de noticias de Arapiraca a veiculação de vidéos destacando as ações do Poder Executivo e Legislativo de forma institucional. Alguns deles estão sendo produzidos institucionalmente pelo radialista Fernando Valões. Outros estão sendo produzidos pelo Oops TV apresentado pelo radialista Walter Gomes. Na veiculação, além de matérias institucionais veiculam com profissionalismo matérias jornalisticas com foco em problemas da comunidade arapiraquense a exemplo de um vídeo sobre a proliferação e o perigo dos escorpiões que infestam os bairros Primavera e Alto do Cruzeiro em razão do acumulo de lixo e entulhos. 
A canetada de Aurélia Fernandes
A secretária municipal  de Saúde de Arapiraca, e vereadora licenciada, Aurélia Fernandes (PSB) de uma só canetada demitiu duas diretoras de Unidades Básicas de Saúde de  de Baixa Grande e a outra do bairro João Paulo II  As diretoras foram indicadas na gestão da então prefeita Célia Rocha (PSL) e eram esposas  de dois vereadores reeleitos que faziam parte do grupo da ex-gestora.  Dessa forma, o clima na Casa Herbene de Mello tornou-se um ambiente nada favorável a Aurélia Fernandes que após deixar o grupo político de Célia Rocha e Luciano Barbosa (PMDB) passou a ser forte e cruel critica da saúde  em Arapiraca.
Hospital Regional de Arapiraca mantém atendimentos pelo SUS
Em seu site oficial, a Prefeitura de Arapiraca divulgou que será reativado, na próxima semana, os procedimentos cirúrgicos prestados pelo Hospital Regional de Arapiraca (HRA) aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com uma fonte ligada ao HRA, na verdade esses procedimentos nunca estiveram suspensos. A reunião, ocorrida na última quarta-feira, 08, tratou apenas da reorganização do fluxo de pacientes, devido à mudança do comando na Secretaria Municipal de Saúde, que tem a frente a assistente social e vereadora licenciada Aurélia Fernandes.
Vai recorrer a emprestimos
O prefeito de Arapiraca, Rogério Auto Teófilo, (PSDB) informou por telefone, ao radialista Ailton Avlis, no programa Pajuçara na hora, na Pajuçara FM, que vai em busca de recursos (empréstimos) para pagar a folha dos servidores do mês de dezembro deixado pela prefeita Célia Rocha. Na primeira gestão da prefeita Célia Rocha ela teve que amargar o “prego” de sete folhas salariais deixado pelo então prefeito Severino Leão. Célia Rocha teve a coragem de promover mais de três mil demissões de servidores contratados e honrou o pagamento das sete folhas em atraso. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *