Arapiraca deve conquistar seu espaço na Câmara dos Deputados em 2018

Por em 24 de Dezembro de 2016

Dois pré-candidatos surgem com boas perspectivas; os deputados estaduais, Rodrigo Cunha e Severino Pessoa
Arapiraca com o seu potencial sócio econômico e o privilégio de cidade mais importante do interior do Estado e segundo colégio eleitoral de Alagoas pode voltar a conquistar em 2018, o seu espaço na Câmara dos Deputados. Pela sua importância social e politica, chegou a ter dois representantes no Congresso Nacional, a saudosa Ceci Cunha e o médico Talvane Albuquerque.
Em 2010, Célia Rocha na época filiada ao PTB, e sem mandato, com uma votação expressiva voltou a ocupar o espaço de Arapiraca No Congresso Nacional, no entanto, pressionada pelo então prefeito Luciano Barbosa e pelo senador Renan Calheiros, cedeu a vaga para o primeiro suplente da coligação Francisco Tenório, atualmente deputado estadual e decidiu disputar pela terceira vez a Prefeitura de Arapiraca.
Nessa disputa acirrada, derrotou em 2012 Rogério Teófilo, que bateu na trave e em 2016, mas deu o troco se elegendo prefeito de Arapiraca e derrotando o candidato da prefeita Célia Rocha e do vice-governador Luciano Barbosa, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB)  Essa terceira gestão de Célia Rocha será encerrada melancolicamente com grave desgaste político no próximo dia 31 de dezembro deste ano.
Dois fortes pré-candidatos surgem com excelentes chances; os deputados estaduais Rodrigo Cunha (PSDB)) e Severino Pessoa (PSC). Rodrigo Cunha conta com o apoio do prefeito de Maceió, releito, Rui Palmeira. Já Severino Pessoa conta com o apoio do prefeito eleito Rogério Teófilo (PSDB) Tanto Pessoa como Rodrigo Cunha tiveram participação na eleição vitoriosa de Teófilo para a Prefeitura de Arapiraca. Pessoa indicou a esposa, a vereadora Fabiana Pessoa (PRB) vice-prefeita de Teófilo.
Desgastados para concorrer a reeleição
Três atuais deputados federais estão seriamente desgastados para enfrentarem uma reeleição. Paulo Fernandes dos Santos- Paulão (PT) vem de uma derrota fragorosa para a Prefeitura de Maceió. Cícero Almeida (PMDB) na mesma condição vem de uma derrota para a Prefeitura de Maceió para Rui Palmeira.
Givaldo Carimbão (PHS) e o terceiro derrotado, perdeu na disputa pela Prefeitura de Delmiro Gouveia com o apoio do atual prefeito Lula Cabeleira para o padre Eraldo Cordeiro. A diferença foi de mais cinco mil votos. Diante dessa derrota fragorosa Carimbão terá que suar muito a camisa para continuar seu mandato na Câmara dos Deputados.

Já o ex-governador e deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) tem pretensões de disputar em 2018 com o ex-governador Teotônio Vilela Filho um mandato de senador. A disputa para o Senado em 2018 será bastante acirrada com Renan Calheiros (PMDB) Benedito de Lira (PP) e Marx Beltrão (PMDB) atual ministro do Turismo e que vem mantendo contatos e se reunido com lideranças políticas de todo o Estado no seu projeto político de chegar ao Senado.  

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *