Tarcizo Freire reivindica laboratório de analises de solo, água e tecidos vegetais para Arapiraca e Agreste

Por em 19 de Outubro de 2016

Matéria foi aprovada em sessão da ALE e atende aos agricultores de Arapiraca e região Agreste
Em sessão ordinária da Assembleia legislativa Estadual (ALE) foi  aprovada Indicação de Nº 29/2015, autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP) que solicita ao Governador Renan Filho (PMDB) a criação de um laboratório de análises de solo, da água e de tecidos vegetais em Arapiraca. A implantação do órgão de grande importância para o fortalecimento da agricultura familiar vai atender aos produtores de Arapiraca e toda a região Agreste que engloba dez municípios.
Na defesa da matéria o parlamentar assegura que existe uma necessidade de criação e implantação de um laboratório de análise de solo, água e de tecidos vegetais no município arapiraquense, objetivando atender aos produtores de toda região agreste que dependem economicamente da atividade agrícola.
Compreender a importância da análise de solo, da água e de tecidos vegetais é vital para o incremento do aumento da  produção agropecuária. Com os dados obtidos é possível planejar a instalação das culturas agrícolas ou florestais, defendeu o parlamentar.
Explicou que  é possível através da análise de solo, prevenir futuros problemas nutricionais que podem facilitar o aparecimento de pragas e doenças nas lavouras.
A análise de Tecidos Vegetais tem por objetivo determinar o nível nutricional de elementos essenciais para a planta, possibilitando o ajuste na adubação e maior rendimento na cultura. A absorção pelas plantas é o melhor meio de avaliar a disponibilidade de um nutriente ou composto (às vezes tóxico) aplicado ao solo.
Com isso, se ganha em lucratividade, pois haverá aumento da produção e da resistência da planta, diminuindo gastos com agrotóxicos (inseticidas, herbicidas e fungicidas). Por tanto, se ganha com a melhora da qualidade de vida e menor impacto ambiental, defendeu o deputado Tarcizo Freire.  

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *