Em debate Tarcizo Freire renova suas propostas para governar Arapiraca

Por em 28 de Setembro de 2016

Candidato destacou importância social do Complexo de Equoterapia e citou que o órgão precisa da ajuda do poder público para sobreviver
Foto: Lemos Foto Book
O deputado estadual Tarcizo Freire (PP) candidato a prefeito de Arapiraca participou na noite desta terça-feira (27) juntamente com os demais postulantes a Prefeitura de Arapiraca do debate promovido pelo portal Sete Segundos e a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Arapiraca). Marcaram presenças no evento político, Rogério Teófilo (PSDB) Ricardo Nezinho (PMDB) e Lindomar Ferreira (Psol).
Durante o debate Freire, voltou a mostrar suas propostas para governar Arapiraca destacando a realização de concurso público e reduzir o número de cargos comissionados como forma de enxugar a máquina pública. Destacou sua atuação como vereador em cinco legislaturas, com uma atuação positiva em favor de Arapiraca, sua formação como bacharel em Direito e sua atuação como deputado estadual na Casa de Tavares Bastos conseguindo inúmeros pleitos em beneficio do trabalhador destacando a isenção do IPVA para moto taxistas e transportadores alternativos e o projeto de CHH a custo zero para pessoas de baixa renda e desempregados.
Este projeto de lei se encontra em tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa aguardando a sanção do governador Renan Filho (PMDB). Freire voltou a tecer criticas ao setor de saúde do município e renovou o seu desejo de implantar em Arapiraca um centro de apoio à saúde da mulher. Defendeu a implantação da Guarda Municipal e o projeto de vídeo monitoramento como forma de combater a violência em Arapiraca que continua atingindo índices inaceitáveis e preocupantes colocando a sociedade refém da bandidagem e da violência.   
Sobre o Complexo de Equoterapia fundado por Tarcizo Freire há quase 11 anos, com relevantes serviços prestados na assistência a crianças especiais de Arapiraca e toda região Agreste, questionado pelo candidato Lindomar Ferreira, Freire respondeu enfaticamente que o complexo é um trabalho digno que existe em Arapiraca há onze anos e que recebe sim, uma contribuição do município para se manter porque ele não tem condições de fazê-lo sozinho.
A instituição continua em plena atividade e vem sendo administrado pelos filhos do parlamentar. Explicou que  “É um dever do poder público contribuir com o Complexo porque é um projeto de assistência a crianças portadoras de deficiências e que será um grande legado em sua vida pública e que honrará toda a sua família”. Freire lamentou o impedimento do convênio entre a instituição e a Prefeitura de Arapiraca no valor de R$ 25 mil mensais que está em atraso tendo que recorrer judicialmente da decisão para que a instituição continue recebendo a contribuição do município para se manter em atividade mantendo sua nobre missão social.
No primeiro bloco do debate os candidatos responderam sobre o porquê de ser prefeito de Arapiraca. Eles responderam também a perguntas de internautas  sobre temas variados, a exemplo de melhorias nas estradas vicinais na cidade, acessibilidade e um projeto de modernização do comércio central de Arapiraca.  Já no segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas de representantes de entidades como Fecomércio, CDL e falaram sobre a organização do Centro de Arapiraca.
Disciplinamento para acabar com o desordenamento da ocupação da área central da cidade por comerciantes informais foi o que propôs o candidato Lindomar Ferreira (Psol). “Arapiraca cresce de forma desordenada e temos um plano de governo que vai contemplar uma parceria com os comerciantes e ambulantes, que precisam ganhar o pão de cada dia”. Precisamos abrir um diálogo com todos os segmentos para implantarmos diversos trabalhos, entre eles a capacitação dos profissionais de todos os setores do comércio de Arapiraca.
Já o candidato do PSDB, Rogério Teófilo, afirmou que antes de implantar o projeto da Zona Azul no Centro de Arapiraca vai criar um verdadeiro shopping center a céu aberto, para fortalecer a economia do comércio local. Rogério Teófilo ressaltou também um trabalho em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre outras entidades para concretizar a mobilidade do transporte urbano no Centro de Arapiraca.
“Também faremos parcerias com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para desenvolver projetos e capacitação para os profissionais que trabalham no comércio. Como também parcerias entre outras instituições e entidades em prol de um centro disciplinado para fomentar a economia local”, ressaltou Rogério Teófilo. Ricardo Nezinho defendeu a modernização do centro comercial de Arapiraca objetivando aquecimento nas vendas para o fortalecimento da economia local.
No campo das propostas e ideais a proposta apresentada por Rogério Teófilo foi no mínimo sonhadora, a exemplo de colocação de escadas rolantes no parque Ceci Cunha até o comércio, como uma forma de atrair clientes para o centro comercial de Arapiraca. Os candidatos Lindomar Ferreira e Ricardo Nezinho apresentaram propostas de ações de valorização dos servidores e a realização de concurso público.

Nas considerações finais após quase duas horas de debate, os candidatos agradeceram a oportunidade de estarem colocando suas propostas para o eleitorado arapiraquense nesse momento de reta final da campanha eleitoral. O debate realizado no auditório do Planetário de Arapiraca contou com a presença do numeroso público e teve cobertura da Oops Tv e as rádios Novo Nordeste AM e Nova FM.
  

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *