Juventude Progressista realiza encontro em Arapiraca

Por em 24 de Julho de 2016
Com o objetivo de levantar sugestões e diálogos favoráveis para o futuro de Arapiraca visando melhorias em áreas com mais necessidades de apoios com as ideias levantadas e questionadas sendo incluídas no plano de governo do pré-candidato a Prefeitura de Arapiraca, deputado estadual Tarcizo Freire (PP) foi realizado na tarde deste sábado (23) o Encontro da Juventude Progressista.  O evento contou com a participação de representantes de sete partidos políticos que acreditam no projeto de mudança para a cidade, Solidariedade, Pros, PSDC, PTN, PTdoB e PEN.
O presidente do diretório municipal do PP, advogado Carlos Henrique Lúcio, fez a abertura  dos trabalhos com um breve discurso de agradecimento e saudação aos presentes ao evento que contou com a participação do deputado estadual Tarcizo Freire, pré-candidato a prefeito de Arapiraca. Durante o encontro bastante concorrido, foram abordados cinco temas; Controle Social pelo advogado e presidente do partido Progressista, Carlos Henrique Lúcio. Segurança Pública, com o especialista no assunto e integrante do Batalhão de Operações Especiais – (Bope) José Klebson Soares da Silva.
Educação Pública com a técnica da 5ª Gere, professora Telma Lima. Assistência Social, com a assistente social e líder de movimentos religiosos, Pastora Cícera. Esportes e Lazer, com o especialista em Educação Física e professor do Instituto Federal de Alagoas, professor José Acioly e Juventude, com a presidente do JPP Arapiraca, Samantha Santos. Durante o decorrer dos debates, os participantes interagiram com os palestrantes com perguntas e sugestões.
Importância da transparência do dinheiro público
Durante os debates, o advogado Carlos Lúcio, falou da importância da transparência pública como um dos principais princípios da administração pública. “A população deve acompanhar os gastos públicos, defendeu”. “Não existe controle social se não houver transparência”, completou.   Explicou o dirigente partidário, que a Controladoria Geral da União (CGU) analisou o grau de transparência da administração pública em Arapiraca e em uma escala e nota de 0 a 10, classificou o município com a nota 2/5.
Explicou, que uma das diretrizes do pré-candidato Tarcizo Freire, é a implantação do Diário Oficial, uma proposta defendida objetivando a transparência da gestão pública e a otimização e controle dos gastos públicos.  Na discussão do tema Segurança Pública, José Klebson, defendeu a implantação de vídeo monitoramento e a implantação da Guarda Municipal  preparada, treinada com concurso público.
Projeto Escola livre
A técnica em Educação, professora Telma Lima abordou o tema dando ênfase para uma educação com responsabilidade e a valorização profissional em todas as funções. “Esse conjunto de ações precisa e deve ser resgatado imediatamente”, defendeu a educadora, incluindo escolas de tempo integral com gestão pedagógica e a participação da sociedade civil organizada. Sobre o projeto Escola Livre a educadora explicou que não leu com profundidade o texto do projeto, apenas vem acompanhando a repercussão da matéria já aprovada e sancionada pelo governador Renan Filho (PMDB) que já ultrapassou fronteiras e o continente.
“Vivemos em uma democracia e precisamos expor o que pensamos os alunos não podem ser alienados como cegos, surdos e mudos.  O professor na sala de aula não deve ser limitado. O aluno é um livro aberto, completou a educadora.O pré-candidato a prefeito, deputado estadual Tarcizo Freire em breve pronunciamento, em razão de outros compromissos da sua agenda, afirmou que é preciso ousar, pensar no coletivo e realizar uma gestão com participação popular e transparência.  “Com o apoio do povoe a força de Deus chegaremos lá”, completou Freire. 
A pastora Cícera na defesa do tema Saúde Pública, com a experiência de 23 anos na área, falou da atenção básica preventiva e uma saúde cumprindo a constituição de Saúde direito de todos e esses direitos estão sendo desviados. “Temos tudo para realizar, no entanto, falta gestão municipal assumir os compromissos.” Completou.
Espaços para praticas esportivas cumprem outras finalidades

Na abordagem do tema Esporte e Lazer o professor José Acioly, apresentou em um painel propostas para o esporte em Arapiraca em todas as modalidades. E a inserção em nível nacional. “Arapiraca está na contramão do esporte” pontuou.  Explicou que os espaços destinados as praticas esportivas em Arapiraca estão sendo utilizados para outras atividades. “Dinheiro colocado no esporte não é despesa, é investimento”, defendeu. Acioly defendeu inclusão no orçamento de recursos para outras modalidades de esportes incluindo custos de passagens para atletas participarem de competições em outros estados da federação.  

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *