Ditinha do Acordeon abre o São João 2016 em Arapiraca

Por em 12 de Junho de 2016
Espedita Sobreiro, mais conhecida como Ditinha do Acordeon, é uma figura notável. Ao subir no Palco Tânia Dules, no Polo Forró do Mercado, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, bairro do Centro, todos os presentes se fizeram em silêncio.
Parecia uma autoridade de 64 anos prestes a fazer um discurso inflamado. Mas sua fala majestosa se deu em uma jam forrozeira tocando alguns clássicos do nosso cancioneiro nordestino, na abertura do São “João de Arapiraca – Terra de Mulher Arretada”.
Não à toa, Ditinha é a homenageada desse ano dos festejos juninos. “Eu não toco; eu me defendo com a sanfona”, brinca ela, ao se dirigir ao público. “Essa reverência toda realizada pela Prefeitura e Secretaria de Cultura e Turismo me fez ver como sou benquista por aqui, onde vivo há 20 anos. Mas essa homenagem, na verdade, é para todas vocês, mulheres”, diz ela, nascida em Serra Talhada-PE e radicada por aqui.
A primeira canção que cantou foi “Mulher de Caráter”, oferecendo-a a todas as arapiraquenses do local. No repertório, diversas ‘puxadas no fole’ que garantiram seu renome durante todos estes anos. O público caiu no arrasta-pé.
Na mesma noite, cantaram Tânia Dules, ao lado do pai sanfoneiro Miguel Vieira, e Neide Morena, juntamente a Bastinho da Sanfona. O repertório pé de serra continua durante este final de semana e os próximos deste mês de junho. Veja:
10/06 – Ditinha do Acordeon/ Tânia Dules/ Neide Morena;
11/06 – Forró Suado/ Radielson Vieira;
12/06 – Aparecido Brasil/ Severino do Papel (participação especial: Jessika Gomes);
17/06 – Severo do Acordeon/ Victor Jordão (participação especial: Josy Amorim);
18/06 – Forró Fiando/ Souza do Acordeon (participação especial: Naty Barros);
19/06 – Zé Moreira/ Davi e Seu Regional (participação especial: Dona Flô);
24/06 – Neto do Acordeon/ Miguel Vieira;
25/06 – Afrísio Acácio/ Forró e Chamego (participação especial: Alcina Acácio); e
26/06 – Bastinho da Sanfona/ Mário Maia (participação especial: Cicinha Roque).

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *